Conferência do Plano Diretor

Data: 03 e 04 de dezembro de 2018

Evento realizado com a participação das delegadas e dos delegados eleitos nas Oficinas por Segmento, visando consolidar as propostas para o Plano Diretor do Recife, de forma democrática. É considerada pela Estratégia de Construção Coletiva como o espaço soberano de deliberação final, antes da formatação da minuta de Lei a ser encaminhada ao legislativo municipal.

A composição dos delegados habilitados a participar da Conferência seguiu a proporcionalidade do GT-POT, dessa forma distribuídos pelos segmentos:

1. Poder Público: até 160 delegados (40%)
  2. Entidades profissionais, acadêmicas, de pesquisa, conselhos profissionais e organizações não governamentais (ONGs) com atuação na temática urbana ou ambiental: até 80 delegados (20%)
  3. Entidades representativas do empresariado ligado ao desenvolvimento urbano: até 53 delegados (13,25%)
  4. Entidades sindicais de categorias profissionais voltadas ao desenvolvimento urbano; entidades e movimentos sociais e populares com atuação na temática urbana ou ambiental e demais articulações da sociedade civil: até 107 delegados (26,75%)

Além disso, o cidadão que se interessasse pela Conferência tinha também a opção de participar enquanto Observador. Este tinha a opção de voz, mas não de voto.

Número total de participantes:

No dia 03 de dezembro, compareceram no total 430 pessoas, sendo 348 delegados e 82 observadores.

No dia 04 de dezembro, compareceram no total 355 pessoas, sendo 293 delegados e 62 observadores.

Contribuições

Durante os trabalhos nos Grupos de Trabalho, foram realizados 109 destaques no texto do Caderno de Propostas, que foram debatidos e votados durante a plenária do dia 04 de dezembro. Deles, 08 tiveram seu texto modificado pela Plenária e apenas 01 não foi aceito, votando-se pela manutenção do texto original.

Devolutivas às questões e contribuições apresentadas

A devolutiva à tudo que foi debatido e votado durante a Conferência é a Minuta de Lei a ser entregue à Câmara dos Vereadores.

Veja mais imagens deste evento na nossa galeria!​​​​​

Arquivos da Conferência da Revisão do Plano Diretor:

MATERIAL PRÉ-CONFERÊNCIA

Contribuições da Sociedade Civil:

Processo Participativo:

Cartilhas: