Prefeitura do Recife atende mais um pleito do CAU/PE

27.09.18 - 11H57
0

Em atendimento a pleito do CAU/PE, a Prefeitura do Recife disponibilizou mais um canal para participação popular no processo de revisão do Plano Diretor da Cidade. A iniciativa está sendo desenvolvida em parceria com o Colab e pode ser acessada por tema:

Mobilidade e Ordenamento da Cidade: https://consultas.colab.re/pdmobilidadeordenamentorec
Requalificação Urbana: https://consultas.colab.re/pdrequalificacaourbanarec

“A exemplo de outras instituições, o CAU/PE já vinha conversando conosco sobre como contribuir com o processo de revisão do Plano Diretor. Em um dado momento nos foi sugerida pelo Conselho, a ampliação dos canais de participação popular dentro do ambiente digital. A sugestão da entidade reforça iniciativas que já construímos. A partir de agora contamos também com o Colab, uma plataforma digital de apoio à gestão, reconhecida nacionalmente e parceira nossa em outros projetos”, explica Antônio Alexandre, secretário de Planejamento Urbano.

Como participar – O canal estará aberto até o dia 14 de outubro, mas a Prefeitura também ampliará a participação popular levando equipes a vários pontos da cidade, como mercados e parques, possibilitando o acesso às enquetes.

A população irá contribuir respondendo sobre temas específicos: Requalificação Urbana e Mobilidade e Ordenamento Urbano, ambos abordando mobilidade, espaços públicos, habitação, diversidade de usos, entre outros. A enquete foi desenvolvida a partir dos assuntos já discutidos durante o processo participativo.

Outra vitória do CAU/PE nesse processo foi a ampliação, por parte da Prefeitura, do prazo para os debates sobre a revisão do Plano Diretor. A medida foi anunciada após a divulgação pelo Conselho, no final de junho, de Carta Aberta ao Povo do Recife, externando sua preocupação quanto ao curto prazo para os debates. Como contribuição, o CAU/PE realizou uma série de debates enfocando questões relevantes, como financiamento público, habitação popular e sustentabilidade.

Colab – O Colab é uma plataforma que conecta cidadão ao governo, para dar mais voz ao cidadão e permitir ao governo que pratique uma gestão mais compartilhada e eficiente. A conversa começa no aplicativo Colab, que tem cara de rede social, e que permite a qualquer pessoa entrar e publicar propostas ou reclamações sobre os bens públicos. As demandas são levadas a prefeituras pelo sistema do Colab, sem paradas burocráticas ou empecilhos. E os gestores, que também participam de workshops do próprio Colab, se baseiam nas propostas da população para tomar decisões relevantes. Hoje mais de 160 mil pessoas e 10 prefeituras usam o aplicativo para melhorar a gestão de suas cidades.

Fonte: CAU/PE

Clipping Eletrônico