Enquete participativa fica disponível no site do Plano Diretor até outubro

09.12.18 - 11H16
0

A enquete também foi levada para alguns pontos da cidade e mais de 1900 pessoas contribuíram.Para participar basta acessar www.planodiretordorecife.com.br

Até outubro, a Prefeitura do Recife mantém no site do Plano Diretor a enquete participativa sobre a revisão desta que é a principal lei urbanística da cidade: www.planodiretordorecife.com.br. Disponível no site desde o dia 12 de setembro, a enquete é mais um canal de participação social que será utilizado na atualização da legislação. O trabalho é realizado pela Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) com a coordenação técnica do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS), órgão ligado à secretaria. O canal foi aberto em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE) e o Colab.

O objetivo da enquete é o de gerar dados referentes à percepção e o posicionamento da população sobre temas que fazem parte do Plano Diretor. Dividida em dois grupos de perguntas, os participantes contribuirão respondendo sobre Requalificação Urbana e Mobilidade e Ordenamento Urbano tocando em assuntos como mobilidade, espaços públicos, habitação, diversidade de usos, entre outros. Os temas da enquete foram desenvolvidos a partir dos assuntos já discutidos durante o processo participativo e permanecerão norteando os trabalhos colaborativos e técnicos. Para este estágio participativo, a Seplan também levou a enquete às ruas do Recife. Durante duas semanas as equipes chegaram a 1920 participações.

O Colab chega como mais uma ferramenta digital gerando, assim, maior alcance no que diz respeito à participação da sociedade no processo de revisão do Plano Diretor. A ideia de unir a plataforma digital à atualização da lei surgiu de uma sugestão apresentada pelo CAU. A iniciativa está alinhada com as frentes de participação já abertas pela Prefeitura do Recife. O Colab se insere no processo com o ambiente digital e de gestão dos dados que serão levantados até o final da primeira quinzena de outubro. Assim, ao final da ação, a equipe técnica do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS) contará com um painel consolidado das contribuições apresentadas.