Plano Diretor do Recife recebe sugestões de moradores para melhorar a cidade

19.06.18 - 11H45
0

População da capital pernambucana pode contribuir para a revisão do documento sugerindo ideias pela internet e através de consultas públicas.

Clipping

Moradores do Recife são convocados para contribuir para a revisão do Plano Diretor da cidade através de sugestões que melhorem a vida na capital pernambucana. Trata-se de um conjunto de normas que definem o futuro do município, determinando onde podem ser construídos os empreendimentos imobiliários, as regras de ocupação do solo e as áreas de preservação.

Outros fatores relacionados ao funcionamento da cidade, como a definição das áreas de interesse social, as regiões que podem ser expandidas e a qualidade dos espaços públicos, também constam no documento. O texto em vigor é de 2008, mas, nesse período, a cidade mudou, fazendo surgir outros desafios e problemas para serem solucionados.

Estão previstas para começar, ainda neste mês de junho, consultas públicas nas seis regiões político-administrativas do Recife. O que for apresentado e sugerido nesses encontros passa por discussão na conferência municipal e em audiências públicas. Os projetos de lei que surgirem nesse processo seguem para votação na Câmara Municipal do Recife.

clipping
Plano Diretor do Recife recebe sugestões de moradores da capital pernambucana (Foto: Irandi Souza/PCR/Divulgação)

“O Plano Diretor, como uma norma geral da cidade, cuida do funcionamento e da regulação das atividades na cidade, mas especificamente também das infraestruturas urbanas: saneamento, mobilidade, atividades econômicas, a questão ambiental, o tratamento das áreas sociais, tudo isso é objeto de regulamentação por esse conjunto de legislações que a cidade vai discutir”, afirmou o secretário de Planejamento Urbano do Recife, Antônio Alexandre.

A escuta pública também ocorre virtualmente: as contribuições podem ser feitas no site do Plano Diretor do Recife e pelas redes sociais da prefeitura. O novo texto deve ficar pronto até dezembro de 2018.

Clipping Eletrônico