Plano Diretor do Recife ganha propostas para discussão em audiências públicas

30.10.18 - 11H57
0

Documento foi apresentado à imprensa nesta terça (23) e pode ser consultado e comentado na internet. Público também pode opinar presencialmente nos encontros

Por Marina Meireles | G1 – 23.10.2018 | 16:48

Depois de finalizar a fase de estudos técnicos, oficinas temáticas e consultas públicas para a atualização do Plano Diretor da cidade, a Prefeitura do Recife (PCR) disponibilizou na internet o resultado dessa etapa em um caderno preliminar de propostas. A apresentação à imprensa ocorreu nesta terça-feira (23), na sede da administração municipal.

O documento pode ser acessado e comentado pela população na internet. Ele é o ponto de partida para a discussão sobre aspectos estruturais, econômicos, sustentáveis e sociais da cidade, em audiências públicas que acontecem a partir da segunda (29). (Veja as datas no fim da matéria)

Recife revisa Plano Diretor e tem o desafio de transformar em leis as propostas de melhorias urbanas
Mobilidade, moradia e infraestrutura devem nortear a revisão do Plano Diretor do Recife
Plano Diretor do Recife recebe sugestões de moradores para melhorar a cidade

O caderno de propostas contém cinco premissas que orientam o crescimento da capital pernambucana nos próximos 10 anos. De acordo com o documento, a ideia é construir uma cidade mais humana, preservada, sustentável, integrada e inovadora.

“O objetivo é termos um desenvolvimento de forma mais planejada e ordenada, para poder reverter desequilíbrios e desigualdades que a cidade construiu nesses últimos tempos e também para aproveitar o potencial e os ativos que nós temos”, afirma o secretário de Planejamento Urbano do Recife, Antônio Alexandre.

Além da possibilidade de contribuir no site do Plano Diretor ou nas audiências públicas, a população pode dar sugestões por meio do e-mail icps@recife.pe.gov.br.

A previsão é concluir o processo até o fim de 2018, para que o documento seja encaminhado à Câmara dos Vereadores em forma de projeto de lei.

Crescimento sustentável
O estímulo ao crescimento econômico por meio do equilíbrio entre oferta de emprego e de moradia em diversas áreas é um dos objetivos do plano, destacado pelo secretário.

“Essa é uma discussão que se tem no mundo inteiro. Cidades mais bem distribuídas permitem que a distância entre a moradia o trabalho diminua. Com isso, as pessoas podem ter um ganho em termo de qualidade de vida”, afirma.

Ainda de acordo com o secretário, o Plano Diretor pretende integrar, nesse projeto, os conceitos de sustentabilidade e acessibilidade.

“É importante que esse processo também possa integrar o patrimônio natural, revalorizando nossos cursos d’água, promovendo a integração de parques e praças através de corredores, de calçadas acessíveis com arborização e com ciclovias, estimulando as pessoas a fazerem seus pequenos percursos a pé ou usando meios como a bicicleta”, diz Antônio Alexandre.

“A gente precisa encarar o Recife de hoje, mas buscar o Recife de amanhã, porque a cidade vai se desenvolver e a gente tem que projetar o futuro a partir de agora”, afirma João Domingos Azevedo, presidente do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira.

O instituto é o órgão técnico que desenvolve o Plano Diretor, em parceria com a Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan).

Audiências públicas
As audiências públicas para discutir o caderno preliminar de propostas acontecem entre segunda (29) e quarta (31), nas seis regiões político-administrativas do Recife, das 18h às 21h30. Confira as datas e os locais dos encontros:

Segunda (29)

Compaz Eduardo Campos – Avenida Aníbal Benévolo, s/n – Alto Santa Terezinha
Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife Professor Paulo Freire – Rua Real da Torre, 299 – Madalena

Terça (30)

Escola Dom Vital – Estrada do Arraial, s/n – Casa Amarela
Escola Municipal Antônio de Brito – Rua Ernesto Cavalcanti, s/n – Mustardinha

Quarta (31)

Diretoria Executiva de Tecnologia na Educação (Detec) – Avenida Oliveira Lima, 824 – Soledade
Escola Municipal Oswaldo Lima Filho – Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, 1040 – Boa Viagem

Clipping Eletrônico